sexta-feira, 4 de setembro de 2009

2 meses em Cairo

Hoje eu completo 2 meses no Cairo.
Desde que cheguei, um mundo de coisas aconteceu e muitas coisas mudaram em mim.

Vou comecar a escrever uma serie de posts com o balanco desses dois meses e tentar descrever os sentimentos e impressoes dessa experiencia.

Espero que voces curtam comigo :)

beijos e abracos,

Marakatona?! Marakatuba?! Tentado chegar na casa de um amigo, no outro lado da cidade

Sao 22:00 horas. Priscila e eu estamos felizes em sair da toca.
É epoca de Ramadã e não há muito o que fazer.

Um convite para saida, durante esse período do ano, não pode ser recusado.

Nenhum taxista quer nos levar para este destino: muito longe, trânsito complicado, fome, etc .. 


Após alguns minutos, convencemos um cavalheiro a nos levar até Maadi por 25 EGP. Bom negócio!

Por dentro, o taxi parece ser um santuário. É muito bem decorado com tapetes e tecidos grossos. Na parte de tras, uma pedra dentro de um circulo que parece uma pulseira, uns penduricalhos e um pequeno bau dourado.

A música de fundo é o Corão, mas uma versão calma e anestesiante.

É bastante agradável. Pela primeira vez, estou me sentindo muito confortável em um táxi no Cairo. O carro não é um Lada dos anos 50 e tem chão para colocar os pes.

Eu digo a ele: quero ir para Tesah Shera (algo como isso, eu não sei como escrever), rua 9, em Maadi, perto do McDonald's.

E a nossa aventura começou ...

O motorista conseguiu chegar ao bairro, mas não conseguiu encontrar a rua. Então, ele passou a perguntar a todos sobre a tal de Marakatona.

Mas o que é isso? Marakatona ??!!! Ninguem entendeu, é claro. Eu o interrompi e perguntei sobre McDonald's. Balançando a cabeça em um movimento de confirmação, ele sorriu e "tentou" repetir o que eu disse:

- Yeah, Marakitoba.

E outra palavra foi criada.

Talvez McDonald's tenha uma versão em árabe - eu pensei.
Não, é só McDonald's.

Em um gesto desesperado
, para corrigi-lo, abria a janela rapidamente e gritanva McDonald's!!!

HAHAHAHAHAHA

Alguém lhe disse que o McDonald's era perto da estação de metro (e ele também não sabia onde era isso, claro). Mas conseguiu chegar. E uma vez que o fez , nos expulsou da cabina.

Eu estava tentando registrar pelo menos com uma imagem aquela exótica mesquita ambulante (como o carro parecia). Muito nervoso, ele me expulsou do carro e bateu a porta.

Depois disso, nós finalmente chegamos ao apartamento do amigo e bebemos algumas cervejas (muito raras por aqui, especialmente durante o Ramadã, quando é proibida a venda de álcool).

A noite foi divertida e agradavel, mas nada comparado ao táxi à procura de um Marakitoba no Cairo.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Al Jazeera

Uma das gratas surpresas daqui foi ter acesso ao noticiario da Al Jazeera. Eh simplesmente excelente a qualidade dos documentarios e do jornalismo que eles fazem.

Pessoalmente, acho melhor ate mesmo que a BBC.

Muito interessante, melhor dizendo, MUITO FODA MESMO, poder ver como eles enxergam o mundo e, para minha surpresa, como Brasil e America Latina sao retratados.

Alias, eles falam da gente quase todos os dias e dao espaco, e ate enfoque, para a esquerda latino americana.

Falam desde a forte relacao de Chavez/Venezuela com a China e a perda de mercado pelo Brasil para o gigante asiatico, dentro da propria America Latina, ate sobre o politico brasileiro do Amazonas, que tambem eh apresentador de tv, e que encomendou assassinatos para aumentar o ibope do programa (vergonha...). Falam do nosso petroleo, da questao do algodao brasileiro e o mercado norte americano, da candidatura do Rio a sede das Olimpiadas em 2016, dos indios e seus problemas, e assim por diante...

Tudo isso de uma maneira nao estereotipada.

Falaram nesse minuto sobre o trafico de drogas entre Colombia e Brasil que usa os indios nas fronteiras. Mostra como a pobreza em que vivem estimula a adesao ao trafico e o uso abusivo de bebidas alcoolicas.

Os documentarios sao um show a parte. Vi um, recentemente, sobre o Hugo Chavez.

Teve um sobre a Corea do Norte tao legal! Claro que soh se mostrou o que o governo quis. Mas, ainda assim, deu para ter uma real ideia do que eh aquilo lah! A incognita do mundo contemporaneo...

Tem tambem um que acabei de ver agora sobre a guerra das Malvinas, entre Argentina e UK. Interessantissimo.

Alem disso, to adorando acompanhar de perto as eleicoes do Afeganistao. No dia da votacao, aparece a correspondente ao vivo dizendo:

"As autoridades dizem que tudo estah sob controle e convoca a populacao a votar e a nao se intimidar com as ameacas do Taliban. Mas o que se ouve sao explosoes de bombas por toda a cidade".

E a gente, espectador, escuta barulhos de explosoes enquanto a reporter da a noticia...

Impressionante como eles tomam o nosso partido (latino americanos) mas sem ser tendenciosos. Sao sem ser... Da pra entender??? Nao, ne?! Entao, de uma olhadinha aqui: Al Jazeera International

E outra boa noticia: eles disponibilizam TODOS os documentarios e noticias no Youtube!!!

Ebaaaaaa!!!!!

Soh colocar palavras chaves e se divertir ;)

Meus amigos comunicologos vao enlouquecer. Eu fico doida aqui, empolgadissima em frente a TV. E bato na porta dos quartos dos meus flatmates para sairem da toca e compartilharem esses momentos.

Algumas vezes eles nao se mostram muito empolgados, mas acabam se juntando a mim talvez por compaixao a maluca empolgada que invade seus quartos.

Eh bom de verdade. Juro!

beijocas