Acordo 1 hora antes do que deveria acordar (o que para mim eh detestavel!!! Adoro dormir ate o ultimo minuto que tenho direito). Enrolo na cama, mas nao da pra ficar lah. O ar condicionado pifou novamente.
Jah pronta, vou para a geladeira pegar meu café da manha e o pote com meu almoco, que deixei previamente separado, na noite anterior. Surprise: algum desalmado levou meu almoco, meu almoco! Roubar comida de mim eh pura sacanagem. Justo de mim!!!
Nesse meio tempo, a campainha comeca a tocar incessantemente. Pela falta de educacao no tocar e pela hora TOTALMENTE inapropriada (07:50 am), jah sei de quem se trata.
Movida por uma furia acumulada por todos os perrengues que tenho experimentado desde que cheguei aqui + roubo da comida + noite mal dormida na sauna, peguei o cabo de vassoura e abri a porta decidida a acabar de uma vez por todas com aquela palhacada.
Explico-me: Uma empresa publica recolhe o lixo das casas. Eh comum as pessoas darem uma gorjeta no fim do mes pro lixeiro, coisa de 5 EGP = 2 reais. Nada alem disso.
Uma figura velha, mal nutrida, imunda, coberta de po negro dos pes a cabeca, exibindo um sorriso sem dentes, com um saco enorme de lixo nas costas, me acorda todo santo dia, tocando desesperadamente a campanhia, pede por meu lixo e exige um valor para recolhe-lo!!!
O apartamento em que estou morando ficou vazio por seis meses. Como ele sabe que agora tem gente morando lah? Outra coisa: eu nunca o vi apitando na casa dos vizinhos. O espertinho vai direto na casa de estrangeiros, mulheres, para tentar tirar vantagem da gente em conchavo com o porteiro do predio, que nunca estah la por essa hora, mas deixa a porta estrategicamente aberta.
Em qualquer outra situacao, teria pena do tal individuo. Ele eh uma figura digna de pena. Mas, nesse caso, tinha que me defender. Nao interessa que era um ser magro, desdentado, sujo, um velhinho. Deus sabe que eu adoro velhinhos! Mas velho safado NAO! Ele era alguem tentando se aproveitar de mim!
Nao poderia deixar aquilo seguir adiante. Comentei essa situacao com meu chefe e ele ficou puto da vida. Disse que jah tinha acontecido com uma amiga, que era comum esse tipo de espertinho tentando aplicar golpe principalmente em mulheres estrangeiras.
Eu jah tinha dito a ele que nao tinha mais lixo e nem dinheiro, educadamente, com sorriso na cara. Mas ele, que soh fala arabe, aproveitava-se da situacao e fingia nao me entender. Foi o meu maior erro. Infelizmente nao da para ser simpatica com essa gente porque eles vao sempre tentar te enganar.
Tem que ser rude e dura, senao nao surte efeito (dicas de quem mora aqui ha mais tempo e de egipcios). Eles estao sempre tentando tirar vanagem em tudo, mas sao covardes. Ficam amendrontados quando deparam-se com alguem mais rude que eles.
E dessa vez ele iria me entender nem que fosse na marra!
Munida com um cabo de vassoura, abri a porta (a campainha continuava sendo apertada!!!), direcionei o cabo pro pescoco dele, como se fosse uma espingarda e disse firme, fazendo gestos de nao, mimicas, dando murros na porta:
- Nao tem lixo nenhum aqui pra voce e nem dinheiro! Fique longe da minha porta e nunca mais toque essa por%^#@ de campainha!
E batia com o cabo na campainha e fazia sinal de nao com o dedo. Sai P da vida, tranquei a porta e fui pegar a marinete pro trabalho. O sentimento que me invadiu era de odio a esse lugar e a sua gente.
No caminho, pra alcamar, fui tentando fazer respiracao de yoga, mas respirar profundamente essa poeirada daqui nao eh nada agradavel. Ai dei uns “urros” e proferi uma meia duzia de palavroes.
Entrei no onibus, ainda de mal humor, quando uma moca islamica, com veu, luva e tudo o mais que possa cobrir a pele, estendeu sua mao na minha direcao, toda sorridente, para cumprimentar-me. Ela parecia feliz em me ver ali.
Era a Ghada Issa, uma egipcia que sempre pega onibus comigo. Vamos pro trabalho batendo papo. E muito raro mulcumanas de veu aproximar-se de mulheres ocidentais. Somos a encarnacao do pecado para elas. Nem as meninas egipcias da Aiesec se misturam conosco. Mantem, educadamente, uma distancia de nos. Mas ela, sei la porque, se simpatizou comigo, e gosta de papear comigo.
Eu adoro isso! Era esse tipo de experiencia que estava buscando ao vir pra ca. Ela me revela um outro mundo, completamente desconhecido e genuino! Nada a ver com estereotipos novelescos de Gloria Perez.
Ela casou-se com 21 e divorciou-se alguns anos depois. Hoje, com 30 anos, estah com um pretendente em vista (historia pra outro post).
Conhecer o universo feminino de alguem islamico eh um imenso privilegio. Fiquei mais calma e ate feliz.
Tive um dia longo. Trabalhei 12 horas. Muita coisa para fazer e o chefe me dando esporro porque, segundo ele, deveria esforcar-me mais no que eu faco ao inves de fazer download de apresentacoes prontas na Internet. Minutos depois, ele se desculpando e fazendo elogios a minha linda apresentacao. Tao bem feita e em tao pouco tempo que parecia algo retirado de algum site.
Deu-me carona na volta pra casa. Uma figura que soh vendo pra crer! Ligou o radio num volume altissimo, cantou junto com Axel Rose, deu gritinhos e tudo o mais, enquanto dirigia sob a luz de uma lua cinematografica!!!
Foi gostosa a sensacao de cantar, com uma lua imensa brilhando no ceu, sentir o vento na cara e ver a paisagem desertica com algumas palmeiras da estrada que liga o lugar onde trabalho (Smart Village) a cidade de Cairo.
Cheguei em casa, encontrei o porteiro fumando sua narguila, como de costume, na calcada. Falei com ele que nao queria saber de ninguem apitando minha porta naquela hora do dia e muito menos pedindo por dinheiro. Terminei a frase fazendo sinal com as maos do “to de olho em voce, safado”, “te manjo”.
Na mais santa paz, ele me olhou e disse: MESHY (ok em arabe).
Melhorei o humor e dormi confortavelmente na sala, que tem ar condicionado funcionando, vendo uma linda lua cheia da janela. Gosto do ceu daqui. Eh lindissimo.
Eh muito cedo para emitir opinioes concretas sobre tudo isso. A unica coisa que tenho eh uma confusao de sentimentos.
Alguem me disse que Cairo eh isso: muitas coisas para odiar e para amar.
E o tal homenzinho desagradavel nunca mais deu as caras por aqui.