quarta-feira, 15 de julho de 2009

Moonriver

Moon River, wider than a mile,
I'm crossing you in style some day.
Oh, dream maker, you heart breaker,
wherever you're going I'm going your way.
Two drifters off to see the world.
There's such a lot of world to see.
We're after the same rainbow's end--
waiting 'round the bend,
my huckleberry friend,
Moon River and me.

moonriver: Breakfast at Tiffany's

ps: jah posso escutar Morrissey...To no caminho, no meu caminho :)

terça-feira, 14 de julho de 2009

Saudade o meu remedio eh cantar

To em busca do meu oasis por aqui. Lugar onde possa sobreviver de uma forma mais agradavel e amena. Em busca de aprender a apreciar o diferente e a enxergar beleza no que eh estranho e incomum para mim.

A saudade me impede de me abrir a essa nova realidade e me faz viver fora daqui. Minha alma ta por ai, vagando no Atlantico, entre Brasil e Alemanha.

Desde que cheguei fiquei meio chocada com tudo. E andava bem em baixa…Reparei que, coincidentemente, ja nao cantava (coisa que todos voces que me conhecem sabem que eu faco com frequencia!)

Tava sem vontade de cantar. Quando consegui cantarolar 1 musica (me veio Cruel, do Luis Melodia), alguma coisa estranha aconteceu dentro de mim e as coisas comecaram a mudar. Comecei a enxergar esse lugar e essa experiencia de outra forma.

Comecou com Cruel e passou para Construcao (de Chico Buarque): inevitavel nao lembrar de ‘pela fumaca e desgraca que a gente tem que tossir..Deus lhe pague!!!’. Bem nesse ritmo frenetico mesmo.

O cenario de Cairo me pareceu, a primeira vista, opressor e sufocante, como sentir o Rio 40 graus numa favela da Avenida Brasil. Tipo Sao Paulo travestida de Complexo do Alemao.

Como num passe de magica, o ‘cantarolar’ provocou-me uma reacao positiva e comecou a abrir-me.

Passei a respirar melhor e esbocei um sorriso sincero porque, ate entao, fazia esforco para sorrir e muito provavelmente mantive estampada em minha cara aquela careta que faco quando estou concentrada em alguma coisa , cara de quem comeu e nao gostou (a testa franzida, os olhos miopes bem apertados e o bico seguido da suspirada profunda, contrariada).

*abaixo, uma foto que ilustra bem isso, tirada por uma amiga de Singapura que sempre estava em busca desse meu "momento KODAK".


E a partir dai, a trilha sonora da minha vida comecou a tocar sem parar na minha cabeca, me dando uma forca e uma energia que soh vendo pra crer!

Saudade assim faz doer e amarga que nem jilo. Mas ninguem pode dizer que me viu triste a chorar. Saudade o meu remedio eh cantar.

Soh nao estou ainda preparada para nennhuma musica um pouco mais calma que jah logo me ataca a dor de cotovelo. Morrissey nem pensar!!! You have never been in love, Until you've seen the stars reflecting in the reservoirs

Fico tao triste…Muito heavy pro momento… Mas posso escutar Corazon Partido (soh a versao da Ivete Sangalo com o Alejandro Sanz ao vivo no Maracana, eh mais animadinha…hehehehhe)

Esse sol na cabeca + essa quantidade de poluicao e poeira inaladas tem me provocado reacoes estranhissimas! Do tipo, escutar a danca doPoe-Poe, do E o Tchan e vontade de sambar bem Carla Perez. (?????)

To na onda pagode brega tambem. Escuto repetidas vezes Jeito Felino e chego a sentir o cheiro do churrasco das festas da casa do Dadinho (colega de trabalho da minha mae, dos tempos do banco, do bairro Retiro, dos suburbios de Volta Redonda).

Cairo tambem me lembra o Retiro e a Amaral Peixoto (bairros de Volta City) (tudo o que por mim ate entao era considerado feio).

Mas eu fui tao feliz nas festas do banco, nos botecos sujos, comendo pizza de bacalhau!! (especialidade do bar e restaurante Passatempo)

Memorias de crianca, de uma infancia de botequim. Muito feliz!!!

Todos dias de manha, dirigindo-me ao trabalho, me sinto como a Tieta pegando a Marinete para chegar a Santana do Agreste. E claro que por isso mesmo nao podia faltar Meia Lua inteira.

Essa musica eh tao Cairo: Poeira rarara, poeira rararara...
Derradeiro ra ra ra, nao me impede de cantar ara ara

Aboli a vaidade com roupas, maquiagens etc e aderi ao poeril!

Escuto muito Pagu para nao me esquecer de quem eu sou! Sou mais macho que muito homem...

Que venha o sol, o perrengue, o favelao, a sujeira, a poeirada, os homens mal educados, que eu vou misturar tudo e fazer uma farofa bem brasileira e comer de garfada.

Eu nasci para ser feliz.

Eh irma, ao menos historias teremos para contar !

Se alguem perguntar por mim, diz que eu fui por ai, levando um violao debaixo do braco… Se quiseres saber, se eu volto diga que sim. Mas so depois que a saudade se afastar de mim.

Tenho que aprender a lidar com ela :) Tava me matando por dentro, sufocando no peito.

Tio, imprima esse email e de para vo ler. E pode dizer a ela que neta de Dona Iaiah, filha de Maria Matias e Yemanja nao desiste nao.

Vou entrar no espirito. A minha alma ta armada e apontada para o sossego.

As vezes falo com a vida, e ela me disse qual a paz que eu nao quero conservar para tentar ser feliz.

Nao tem jeito, ou eh assim ou nao sobrevivo aqui…

Enfim, acho que encontrei meu oasis: A MUSICA.

Se eu posso dizer que eu sou do Brasil, essa alegria vem com certeza da minha ligacao com a musica...'

Bem, eh isso gente! Desculpem-me se eu sou ousadinha, beijinho beijinho tchau tchau.

domingo, 12 de julho de 2009

Primeiro dia na Alcatel-Lucent

Ao contrario do meu primeiro dia na DHL, nao fiquei tonta. Na verdade, so de calor!
Putz grila, e muito quente!

Fui apresentada a equipe e a empresa e tudo correu muito bem. De cara gostei das pessoas e o colega de trabalho com quem vou trabalhar diretamente (gerente de comunicacao interna) e super legal, uma figuraca.

O trabalho ja esta sendo desafiador e enriquecedor. Trabalho no departamento de Comunicacao e, junto com o Karim, faco a comunicacao interna para Oriente Medio e Africa.

A gerente da area me explicou que a Alcatel esta passando por uma gigantesca mudanca de cultura, visao, estrategia, enfim, esta remodelando o seu jeito de fazer negocios. A reestruturacao e em nivel global.

Com tal mudanca, o novo presidente da empresa deu um peso maior a comunicacao interna e o que antes representava 30% das acoes de comunicacao, passou a figurar os 70% de todas as acoes de comunicacao. Agora, e mais importante a comunicacao interna do que a externa.

Antes, nao existia um time especifico para cobrir essa funcoes. Agora somos eu e ele os responsaveis por isso (ele tambem e novo na empresa, tem so 1 mes de casa).

E isos tudo e muito maneiro! A criatividade aqui rola solta. Trabalho num ambiente leve, descontraido, onde a criatividade e a comunicacao e valorizada e estimulada.
Afinal, e uma empresa de tecnologia da informacao. Viabilizar a comunicacao e o nosso negocio.

Resumindo, temos que comunicar essas mudancas e ajudar os gerentes a implementa-las.
Como ferramentas de integracao temos blogs, wikis, video-conferencias e toda uma gama de ferramentas que a web 2.0 nos proporciona. E realmente muito interessante.

Ja escrevo artigos, vamos moderar os blogs, criar muita coisa nova. Sinto que vou aprender demais!

To empolgada com tudo isso e bastante estimulada. Trocamos ideias e ele as escutas e as adota. Tenho muita liberdade aqui.

A assistente do time, Myriam, e uma fofissima. Todo mundo e simpatico e atencioso. O pessoal tem um bom astral aqui. Sou a unica estrangeira no departamento. Todos sao egipcios.

Como e um pais pobre, ha postos de trabalhos aqui bem peculiares.
Tem uma equipe de 5 homens que sao encarregados de servir as bebidas. Voce liga e pede cha, cafe, suco, etc. E eles tambem sao muito simpatico. Tem um senhorzinho que eh particularmente fofo.

Fica tentando me ensinar as palavras em arabe (eles nao falam ingles) e fica todo orgulhoso quando consigo repeti-las. Otro dia pedi cha (tea) e ele nao entendi. Resolvi falar cha em portugues e ele ficou super feliz, foi flar d emim pro meu chefe, fazendo sinal de ok com o dedo e com um largo sorriso mostrando os dentes apodrecidos.

hahahha, cha em arabe eh "chai", super parecido com a correspondente em portugues.

Sinto que sera uma boa experiencia cheia de boas oportunidades.

"Se Deus quiser!!!" ;)

Chegando a Cairo

A primeira semana em Cairo foi dificil, mais dificil do que ja era previsto.

Quando comecei a trocar emails com o brasilleiro com quem estou morando aqui e ele disse : ‘Humm, da Alemanha para Cairo… Corajosa, hein?!’ - nao tinha nocao da dimensao dessa frase.

E antes de chegar aqui, nao tinha nocao do que estava fazendo, de onde estava me metendo. Fui indo, simplesmente. O que me movia era a minha vontade d ever o mundo. E que mundo... :)

Tambem nao tive tempo de tomar essa consciencia porque nas minhas 2 semanas e meia no Brasil estava mais preocupada com a coxinha de galinha, farofa, arroz com feijao, ver amigos, passar o tempo com a familia, respirar o ar do Brasil e sentir o cheiro das coisas, do que com qualquer outra coisa.

Cheguei as 4:00 am de sabado, cansada e com fome.Um rapazinho da AIESEC me buscou no aeroporto e me levou para a casa da Nada, uma egipcia mulcumana tambem da AIESEC. Ao atender a porta, ela estava toda coberta, com blusa de manga comprida e veu na cabeca. Despedimos do garoto e fechamos a porta. Juro que o tempo de eu dirigir-me ao seu quarto e voltar, a Nada nao era mais a mesma.

Numa transformacao a la Super-Homem/Clark Kent, em 2 segundos a tal da Nada estava num pijaminha Carla Perez, super sexy, com os shorts curtissimos, mostrando todas as suas formas (muito avantajadas, diga-se de passagem).

Ela me perguntou se tava com fome e foi fazer omeletes para mim. Foi bastante gentil, sua mae me deu presente para eu poder me recordar dela. Os egipcios, no geral, sao amaveis e simpaticos.

Sabado a noite ela me deixou de carro na casa onde atualmente moro: o favelao. Estava cheia de brasileiros na sala, fizeram um almoco de domingo la (o fim de semana em paises mulcumanos e sexta e sabado, a semana vai de domingo a quinta).

Todos estavam com uma cara do tipo : ‘coitada, mais uma maluca desavisada que veio parar aqui’. Percebendo isso, perguntei sobre a cidade, informacoes estartegicas etc. Todos foram unanimes em dizer-me que nao iriam entrar muito em detalhes para nao me chocar logo de cara e que eu iria descobrir por mim mesma. Tambem me disseram quando voltasse ao Brasil, todos me achariam suicida ao atravessar a rua. Se eu quisesse atravessar as ruas de Cairo, teria que me jogar entre os carros, que nao param para voce! Era assim que funcionava.

Nao existe faixa de pedestres, sinal, nada. O transito e um caos!!! Nao da para entender como essa cidade funciona, e provavelmente impossivel d e funcionar, mas, contrariando todas as expectativas, ela funciona!

Ta ok!

O apartamento e o kitsch do kitsch, com estatuas, um teto rebaixado pintado de dourado com um enorme luste no centro. Eh bem amplo e todo empoierado.

Tirando Zamalek, Maadi e Heliopolis (bairros onde predominam estrangeiros), nao existe planejamento urbano em Cairo. Simplesmente foram construindo predios, nao respeitando nenhuma logica urbanistica.

Nao ha ruas, calcadas, etc. Asfalto, so nas avenidas principais. O resto e um poeril so misturado a um mundo de carros e taxis.

Outro fato: transporte publico egipcio e um monte de taxi velhos e pequenos e micro-onibus. Nao tem taximetro, vc tem que negociar o valor antecipadamente todas os dias para nao ser roubada ou ter dor de cabeca.

O pessoal foi embora. O casal de brasileiro viajou no dia seguinte, so retornando ontem (sabado, 11 de julho).

Me vi sozinha naquele mundo SUPER estranho. Estava vivendo em outra dimensao. Num universo paralelo onde o tempo presente e a Idade Media.

Nao consegui dormir direito. Fiquei bastante ansiosa.

No dia seguinte, apresentei-me na empresa.