Demorei um pouquinho para escrever esse e-mail porque foram acontecendo tantas coisas na minha primeira semana, que achei melhor esperar fecha-la para concluir minhas impressoes sobre tudo isso q esta acontecendo comigo.
Foi ate bom pq, logo apos meu primeiro dia de trabalho, rascunhei algumas coisas e decidi dar o titulo “Crocodilo Dundee em Nova York” ao e-mail. Pq foi exatamente assim q me senti. Foi sinceramente assustador. Fiquei igual a uma caipira, perdidinha no meio desse predio gigante e super moderno.
Pra comecar, me deparei com “A Torre”, como eles chamam a sede global da DHL. Eh o predio mais moderno da cidade. Todo de vidro e aco, por dentro e por fora, da para ver tudo (para dar uma espiada na torre, clique aqui, aqui e mais aqui). Ele fica as margens do rio Reno.
O elevador eh vertiginoso. Ao entrar no hall principal, vc se depara com uma coluna com varios numeros. Ai vc aperta o andar q vc quer ir e ele te mostra qual elevador vc deve se dirigir. Ex: aperto 1 + 6 para ir ao 16.o andar e ele me mostra a letra H. E eh para o elevador H q devo me dirigir. Ele fica te esperando, bonitinho.
Depois q todos entram, ele parte. Sobe e desce bem veloz e, por tb ser transparente, vc ve todo o predio e seus andares. No inicio dah um pouco de nausea.
Dirigi-me ao RH, e recebi um monte de brinde e fiquei toda feliz! (pobre eh foda). Deram-me uma mochila super legal, daquelas q carregam laptop, com a logo da DHL e da Aiesec bordadas. Dentro dela veio um monte de pacote de bala de geleinha, q eu A-D-O-RO, canetas, meu cracha, cadernos, e outras bugigangas. Alem de uma revista falando da parceria da DHL com Aiesec, as possibilidades de crescimento dentro da empresa, dicas sobre o q vc deve fazer para aproveitar ao maximo o seu traineeship, etc.
Depois disso, me apresentaram as instalacoes da empresa e fui para minha sala. Trabalho no departamento chamado “Global IT Strategy & Planning”. Comigo, somos 8 pessoas: 2 mulheres ( a Frauke –pronuncia-se Frarraukia) e 6 homens, 3 alemaes, dois americanos e 1 indiano.
Tudo eh novo e se tem muito conforto. A agua e o cafe sao um capitulo a parte. Nao tem bebedouro ou algo parecido. Sao garrafas de 1,5l de agua mineral com gas ou sem gas, uma maquina de cafe com diversos tipos (expresso, capuccino, cafe macchiatto, milkshake, leite batido, etc). Tudo fica numa especie de cozinha equipada com geladeira, microondas, talheres, copos, canecas, tacas, pratos, loucas, tudo com a logo da DHL.
Fomos almocar numa area gigante chamada “canteen”. De cantina nao tem nada, pelo menos nao das que eu conheco, dos tempos de Rosario!
Eh lindissima e fica de frente para um parque todo arborizado, com um gramado bem verde. Vc escolhe os diversos pratos, muitos, e no fim, sempre paga, no maximo EU$4,50. Come-se bem aqui. A alimentacao nao estah restrita somente a salsichaos ou a batatas!
Apos o almoco, participei de umas 2 reuniaos diferentes. E nada daquilo estava fazendo sentido pra mim. Estava completamente perdida. Soh balancava a cabeca, muito suavemente, para nao me comprometer com um “nao” ou um “sim”. Fazia um gesto q era um meio termo entre eles. Hahahahhaha
No fim do dia, o chefao chamou todos e disse algo sobre uma viagem, reuniao num hotel perto dali e tal. Mas eu novamente nao entendi ao certo, se eu ia ou nao...
O povo aqui adora organizacao. Sao metodicos. Na terca, mais uma reuniao sobre a reuniao externa que iria acontecer na quinta-feira! Reuniao sobre a reuniao!
O dia acabou mais cedo pq teve uma festa para familia e amigos dos empregados. Todos eles passarama a tarde conhecendo o predio. Ganhei mais brinde hahahaha (2 vasos de flores q jah pus na minha mesa de trabalho e no meu quarto).
Quarta continuei lendo varias coisas q me deram para entender sobre meu departamento. Todas as quartas feiras, durante o verao, eh dia de picole. Ai desce todo o predio num hall que parece um charmoso bistro e come e conversa. Mas rapidinho todos voltam a trabalhar.
Na quinta, cheguei cedo pq um carro sairia da frente do predio para levar-nos ao tal hotel. No dia anterior, a Frauke mandou um email com o horario e os temas da reuniao. Eu entendi q seria um workshop ou algo parecido. Seriam dois dias.
Cheguei la, todos com malinhas. Ate entao, nada de mais. Pegamos a autobahn (rodovia alema) e um colega de trabalho foi dizendo q a regiao q estavamos indo era um destino turistico, cheio de vinhedos. Alem disso, a arquitetura era medieval, pq aquela area fez parte do Imperio Romano. Jah na estrada comecou o show. Um monte de parreiras, diversos vinhedos nas montanhas.
O hotel era lindissimo!!!! Tipo medieval. Fica num vilarejo todo florido e com construcoes de pedras. Acessem esse site: http://www.rodderhof.de/ , cliquem no botao “Rundgang”(tour). Vale muito a pena ver! Tomamos o café da manha no patio interno, ao ar livre, e depois comecou a reuniao e o mico. Nao entendi que iamos dormir lah. E eu nao levei roupa pro outro dia! Ainda bem que o indiano tb nao entendeu isso. Nao passei vergonha sozinha! Poxa, nao to acostumada a essas coisas!
A noite, q ainda eh claro pq so escurece a partir das 22:00, fomos a um restaurante foda, super charmoso!!!! Tudo parecia um sonho pra mim. Minha primeira semana e jah estava conhecendo varios lugares, me hospedando em hotel chique, indo a restaurantes, viajando a trabalho…
Todos esses lugares eram cinematograficos. Mais europeu, impossivel! Eu ficava olhando ao meu redor, com os olhos bem abertos para nao perder nenhum detalhe e aproveitar ao maximo aquela experiencia.
O povo aqui bebe muito. Beberam diversos vinhos (feito naquela propria vinicola), comecaram a ficar meio alterados, e a dizer q eu tb tinha q beber mais pq naquele departamento todo mundo era bom de copo. Eu fiquei na minha… nao bebi muito, e pretendo manter-me assim. Eles estao aqui faz tempo, sao todos chefoes pq minha area traca todo os planos para TI Global. Eu sou brasileira, trainee, jovem.. Tenho muito muita coisa pra provar, para tentar conquistar algum espaco.
O motivo dessa reuniao no hotel, q ateh entao eu nao tava entendendo, foi apresentar todos os membros da equipe uns aos outros, definir suas responsabilidades e tracar metas conjuntas ateh o fim do ano. Foi muito legal pq ai eu pude realmente conhecer minha area e saber o q eu devia fazer.
Das 7 pessoas q trabalham comigo, 3 tem doutorado, e outras 2 tem mestrado. Fiquei muito feliz em poder fazer parte dessa equipe. O chefao, Stefan, lidera de uma forma muito positiva. O tempo todo ele ficava me perguntando se eu tava entendo bem, q podia interromper a apresentacao caso tivesse alguma duvida.
Ele trata todo mundo de modo igual. Segundo suas palavras: "Nao me importa o titulo, o que me importa sao os resultados!"
Ele ainda disse que somos o melhor time que o Global Head Office jah teve e que, por isso mesmo, suas expectativas quanto aos nossos resultados sao altas.
No fim do ultimo dia, sexta-feira, ele perguntou um por um o que achamos da reuniao e como as informacoes ali obtidas poderiam contribuir para nosso desempenho no trabalho.
Serei responsavel, junto com a Frauke, pelo Global IT Communication & Branding.
Minhas tarefas (jah estipuladas mes a mes) incluem alinhar a comunicacao do IT entre as 5 regioes (5 regioes que abrangem todos os continentes), estabelecer uma IT Global Community (que eh composta por 8000 pessoas de todo o mundo), publicacao de newsletters e revistas, atualizacao do site, organizacao de eventos e encontros mundiais (que sera em Sidney, na Australia - e eu acho q vou!), Intranet, site, percepcao da marca IT, etc.
Tudo o que o trabalho de um comunicologo envolve (ateh fazer mil apresentacoes em power point para o CIO apresentar em reunioes e encontros).
O desafio soh estah comecando. Jah estah sendo uma ralacao soh: chego as 8:30 e sempre saio entre 18:30 e 19:00.
Mas, como diz o poster da Nike (com o gato do Beckham estampado), pregado na porta do meu quarto: Impossible is nothing.
Qd vi um poster pregado na porta, achei brega, poluicao visual e logo quis tira-lo. Depois que parei para le-lo, resolvi deixa-lo ali. Essa frase diz muito e nao eh nada ruim ter o Beckham como roommate... :)
Tah bem, vc pode ficar!
quarta-feira, 9 de julho de 2008
terça-feira, 8 de julho de 2008
Reuniao da Onu
Espero que se divirtam com meus primeiros dias em Bonn - Alemanha (primeiro fim de semana).
obs: escrevo sem acentos pq esse teclado eh uma loucura...
Fui parar num apartamento com mais tres homens, (ateh q gostei pq homens sao mais tranquilos e nao sao intrometidos): um colombiano - Kiko, um costa-riquenho - Miguel e um turco - Alp.
Achei otimo pq de cara meu espanhol voltou! Como nao ha brasileiros aqui (incrivel ne?!) - soh tem uma menina que ainda nao conheci - o espanhol eh o mais proximo de minha lingua materna e me faz sentir em casa - estou pensando em espanhol o tempo todo. Estranho isso...
Os latinos sao otimos! Super educados e organizados. Na verdade, o colombiano tem mania de limpeza. Tem 4 dias q estou aqui e jah o vi passar aspirador pela casa umas tres vezes! Jah o apelidamos de "Monica" - da serie Friends...
O costa-riquenho eh um fofo, super prestativo e adora dancar salsa. O turco tb me pareceu gente boa, mas falam q ele eh porco e muda de humor toda hora (todos os trainees, e somos 40 de todo o mundo, disseram isso). Mas, ateh agora ele foi tranquilo comigo.
No sabado, o Miguel fez um jantar tipico da Costa Rica, para os amigos do trabalho, e convidou-me para ir junto. O jantar foi oferecido na casa de um indiano. Ai comeca a historia:
Chegando lah, ja se encontravam 3 indianos, um alemao, uma americana, tres turcos, um russo, um filipino, o costa-riquenho, duas da Malasia (de Cingapura), e eu, brasileira.
no final chegou o chefe deles, um neo-zelandes. Chegou no fim, pq apos o jantar ja estava combinado de irmos a uma boate latina "bailar la salsa" (para completar o programa).
Ninguem o esperava, afinal era o chefao deles e tal. O individuo, que eh casado, chegou sozinho e estava completamente bebado! Ai ele sentou do meu lado e perguntou d eonde eu era. Respondi que era do Brazil. E ele devolveu a perola: estou no lugar certo certo entao! Bem q ue me falaram que essa fetsa ia ser boa, ainda mais agora com uma "hot brazilian".
Foi tao surreal que eu perguntei: como???? Achei que tinha entendido mal...sei lah
Todos ficaram constrangidos e o babaca repetiu pausadamente. Eu fechei a cara na hora, demosntrando que nao havia gostado nada daquilo (e quem conhece essa cara sabe que espanta qq um). Minha vontade foi a de responder: "Eu nao sabia que na Nova Zelandia havia pigmeus! (o cara eh quase um anao)".
Ele nao trabalha na minha area, a empresa eh gigantesca, nao nos cruzaremos mais! E todos que trabalham com ele me pediram desculpas por isso.
Apos o jantar, fomos encontrar com mais outros trainees: era um bando de todas as partes do mundo! Sem exageros, vou listar os paises:
Mexico
Costa Rica
EUA
Peru
Cuba
India
Malasia
China
Nova Zelandia
Fipinas
Russia
Romenia (transilvania!)
Cazaquistao
Ucrania
Alemanha
Rep Tcheca
Croacia
Kenia
Turquia
Vietnam
Canada
E eu ainda tava meio perdida, cansada devido a viagem, ao fuso horario etc. Quase fiquei louca com toda aquela gente falando ingles com sotaques variados!!!! Uma verdadeira loucura.
De cara lancei: isso aqui eh uma reuniao da ONU! Todos concordaram...
Eu, obviamente, amei. Como muitos sabem, meu sonho de crianca era ser diplomata para viver exatamente isso q estou vivendo. Imaginem euzinha do lado da garota do Cazaquistao... Muito foda! Noa sei qd terei essa oportunidade de novo, de estar ao lado de alguem do Cazaquistao!
Esse sabado foi especial pq foi o dia mais longo do ano. Anoiteceu as 23:00. O ceu nessa hora era semelhante ao ceu das 18:00.
No domingo teve churrasco no Rio Reno. Lindissimo! Todos foram de bicicleta, um charme! Vou comprar a minha por 20 euros.
O alemao tah dificultando as coisas.... Quase sempre me perco! Impossivel decorar os nomes das ruas. Um exemplo: a estacao q tenho q descer: "Lievelingswieg".
Muita gente nao fala ingles, e muitos falam mal o ingles. Ir ao supermercado eh uma aventura e sair de casa e pegar um onibus tb. Mas jah to pegando o jeito e entendendo algumas coisas.
eh isso!
beijos
obs: escrevo sem acentos pq esse teclado eh uma loucura...
Fui parar num apartamento com mais tres homens, (ateh q gostei pq homens sao mais tranquilos e nao sao intrometidos): um colombiano - Kiko, um costa-riquenho - Miguel e um turco - Alp.
Achei otimo pq de cara meu espanhol voltou! Como nao ha brasileiros aqui (incrivel ne?!) - soh tem uma menina que ainda nao conheci - o espanhol eh o mais proximo de minha lingua materna e me faz sentir em casa - estou pensando em espanhol o tempo todo. Estranho isso...
Os latinos sao otimos! Super educados e organizados. Na verdade, o colombiano tem mania de limpeza. Tem 4 dias q estou aqui e jah o vi passar aspirador pela casa umas tres vezes! Jah o apelidamos de "Monica" - da serie Friends...
O costa-riquenho eh um fofo, super prestativo e adora dancar salsa. O turco tb me pareceu gente boa, mas falam q ele eh porco e muda de humor toda hora (todos os trainees, e somos 40 de todo o mundo, disseram isso). Mas, ateh agora ele foi tranquilo comigo.
No sabado, o Miguel fez um jantar tipico da Costa Rica, para os amigos do trabalho, e convidou-me para ir junto. O jantar foi oferecido na casa de um indiano. Ai comeca a historia:
Chegando lah, ja se encontravam 3 indianos, um alemao, uma americana, tres turcos, um russo, um filipino, o costa-riquenho, duas da Malasia (de Cingapura), e eu, brasileira.
no final chegou o chefe deles, um neo-zelandes. Chegou no fim, pq apos o jantar ja estava combinado de irmos a uma boate latina "bailar la salsa" (para completar o programa).
Ninguem o esperava, afinal era o chefao deles e tal. O individuo, que eh casado, chegou sozinho e estava completamente bebado! Ai ele sentou do meu lado e perguntou d eonde eu era. Respondi que era do Brazil. E ele devolveu a perola: estou no lugar certo certo entao! Bem q ue me falaram que essa fetsa ia ser boa, ainda mais agora com uma "hot brazilian".
Foi tao surreal que eu perguntei: como???? Achei que tinha entendido mal...sei lah
Todos ficaram constrangidos e o babaca repetiu pausadamente. Eu fechei a cara na hora, demosntrando que nao havia gostado nada daquilo (e quem conhece essa cara sabe que espanta qq um). Minha vontade foi a de responder: "Eu nao sabia que na Nova Zelandia havia pigmeus! (o cara eh quase um anao)".
Ele nao trabalha na minha area, a empresa eh gigantesca, nao nos cruzaremos mais! E todos que trabalham com ele me pediram desculpas por isso.
Apos o jantar, fomos encontrar com mais outros trainees: era um bando de todas as partes do mundo! Sem exageros, vou listar os paises:
Mexico
Costa Rica
EUA
Peru
Cuba
India
Malasia
China
Nova Zelandia
Fipinas
Russia
Romenia (transilvania!)
Cazaquistao
Ucrania
Alemanha
Rep Tcheca
Croacia
Kenia
Turquia
Vietnam
Canada
E eu ainda tava meio perdida, cansada devido a viagem, ao fuso horario etc. Quase fiquei louca com toda aquela gente falando ingles com sotaques variados!!!! Uma verdadeira loucura.
De cara lancei: isso aqui eh uma reuniao da ONU! Todos concordaram...
Eu, obviamente, amei. Como muitos sabem, meu sonho de crianca era ser diplomata para viver exatamente isso q estou vivendo. Imaginem euzinha do lado da garota do Cazaquistao... Muito foda! Noa sei qd terei essa oportunidade de novo, de estar ao lado de alguem do Cazaquistao!
Esse sabado foi especial pq foi o dia mais longo do ano. Anoiteceu as 23:00. O ceu nessa hora era semelhante ao ceu das 18:00.
No domingo teve churrasco no Rio Reno. Lindissimo! Todos foram de bicicleta, um charme! Vou comprar a minha por 20 euros.
O alemao tah dificultando as coisas.... Quase sempre me perco! Impossivel decorar os nomes das ruas. Um exemplo: a estacao q tenho q descer: "Lievelingswieg".
Muita gente nao fala ingles, e muitos falam mal o ingles. Ir ao supermercado eh uma aventura e sair de casa e pegar um onibus tb. Mas jah to pegando o jeito e entendendo algumas coisas.
eh isso!
beijos
Pegar carona nessa cauda de cometa, ver a via lactea...
Ola amigos! Esse eh o Blog que criei para que possamos minimizar a distancia e para que eu possa compartilhar com vcs minhas aventuras na Alemanha e pela Europa.
obs:Perdoem-me a falta de acento pq esse teclado alemao eh terrivel!
Bem vindos ao mundo visto por mim.
beijos!
obs:Perdoem-me a falta de acento pq esse teclado alemao eh terrivel!
Bem vindos ao mundo visto por mim.
beijos!
Marcadores:
Bem-vindos / Welcome / Bien-venidos / Willkommen
Assinar:
Comentários (Atom)
